domingo, 13 de junho de 2010

SUIÇA

Localizaçao



A Suíça é um país localizado no centro da Europa de coordenadas 47,00 N e 8,00 E. A sua área total é de 41.293 km² em que 1.520 são cobertos de água. Faz fronteira com a França a Oeste, a Alemanha a Norte, a Áustria e o Liechtenstein a Este e com a Itália a Sul. De uma maneira geral, pode-se dividir a Suíça em três regiões geográficas: os Alpes, o planalto e jura.
Os Alpes Suíços fazem parte de uma cadeia montanhosa que atravessa desde o Sul da Europa até à Europa Central. Algumas das mais importantes passagens estão localizadas nos Alpes suíço. Têm uma altitude média de 1700 metros e cobra dois terços de toda a totalidade da área da Suíça.
O Jura é uma linha de rocha calcárica que se estende desde o Lago Leman até o rio Reno no Norte, ocupando cerca de uma décima parte da área da Suíça, 12%. Estão prensentes naquelas rochas ambundantes fósseis de origem jurássica

Densidade demográfica


A densidade demografica é de cerca de 450 pessoas por quilómetro quadrado. Vai desde o Lago Leman na fronteira francesa, atravessando o centro da Suíça e terminando no Lago de Constança, nas fronteiras com a Alemanha e a Áustria. Tem uma altitude média de 580 metros.. O plateau suíço é atraversado por três grandes rios: o Ródano, o Reno e o Aar. O Sul e o centro-Sul da Suíça são dominados pela cadeia montanhosa alpina enquanto que o restante é uma zona plana exceptuando-se um faixa ao longo da região Noroeste que é dominada pelo Jura.
O Jura é uma linha de rocha calcárica que se estende desde o Lago Leman até o rio Reno no Norte, ocupando cerca de uma décima parte da área da Suíça, 12%. Estão prensentes naquelas rochas ambundantes fósseis de origem jurássica.

A densidade demografica da Suíça é elevada: 450 habitantes por quilómetro quadrado. Porém, é na zona central que se concentra a maior parte da população cuja densidade chega aos 500 habitantes por quilómetro quadrado.

PIB


Actualmente, é a 23ª economia do mundo, com um PIB estimado de 492,6 mil milhões de dólares americanos para o ano de 2008 (pela taxa de câmbio oficial) ou 309,9 mil milhões de dólares (pela paridade de poder de compra).O PIB per capita (estimado em 40.900 dólares americanos para 2008) é um dos maiores do mundo, enquanto a taxa de desemprego é uma das mais baixas. Dado que está rodeada de países-membro da União Europeia, a economia tem vindo gradualmente a adaptar-se às políticas do bloco económico, de modo a aumentar a sua competitividade internacional, apesar de haver ainda algum proteccionismo, sobretudo na agricultura.
Moeda: franco suíço.
PIB: US$ 263,6 bilhões (1998).
PIB agropecuária: 2,7% (1998).
PIB indústria: 29,6% (1998).
PIB serviços: 67,7% (1993).
Crescimento do PIB: 0,4% ao ano (1990-1998).

Hidrografia






O descongelamento das geleiras logo após a era glacial, deu origem a diversos lagos, sendo que um dos maiores deles é o Lac Léman. Atualmente, ele é alimentado pelas águas de degelo das montanhas alpinas
A Suíça possui muitos lagos:Lago da Constança,Lago de Davos, Lago de Zurique, Lago Léman, Lago de Lugano,Lago Maior, Lago de Neuchâtel, Lago dos Quatro Cantões, Lago de Zug. O território suíço é o principal divisor de águas da Europa. No desfiladeiro de São Gotardo, maior nó hidrográfico do país, nascem o Reno, que percorre 375km de terras suíças, atravessa a Alemanha e vai desembocar no mar do Norte; o Ródano, que penetra na França e alcança o mar Mediterrâneo; o Inn, que se une na Áustria ao Danúbio, da vertente do mar Negro; e o Ticino, tributário do maior rio italiano, o Pó, que deságua no mar Adriático. A rede hidrográfica é bastante densa e inclui ainda o Aar, afluente do Reno, e seu tributário, o Reuss.Há também numerosos lagos, muitos de origem glacial; os maiores são o lago Léman (Genebra), com 582km2, o Constança (538km2), o Neuchâtel (216km2), o Maior (212km2) e o Quatro Cantões (114km2). A topografia acidentada proporciona elevado potencial hidráulico e muitos rios e lagos são aproveitados também para a navegação mercante e turística.

Relevo








O relevo do país é muito acidentado e não há uniformidade de clima. Não existe no mundo outra região montanhosa tão densamente povoada. Topograficamente a Suíça se divide em 3 regiões: os Alpes, o Platô suíço e o Jura. Os Alpes são formados de massas graníticas, de maciços cristalinos e calcários.Dois terços do país são montanhas cobertas de neve, gelo, rochedos, cascalho, florestas e pastagens. Um quarto apenas de sua área total de 41.285 km2 (o Platô e parte do Jura) se presta à agricultura.

A cadeia de montanhas dos Alpes se elevou quando a placa continental européia colidiu com a africana há 60 milhões de anos.

Vegetação



Predomina na Suíça a vegetação rasteira: prados e pastagens cobrem 43% do território, mas também é importante o revestimento arbóreo. As florestas revestem 24% do território, com árvores de elevado porte (coníferas, faias etc.). As terras próprias para a agricultura estão situadas no planalto central, ou Mittelland.

Nos cantões mais a Sul (Valais e Ticino) podem-se encontrar eucaliptos e pinheiros. O tempo temperado permite a evolução de muitas plantas e também de zonas vinhateiras, entre outras espécies. À medida que aumenta a altitude, a densidade vegetacional diminui, pois o ar torna-se mais frio, dificultando a evolução de espécies. Os glaciares formam a paisagem a altas altitudes. A Suíça é um dos países com mais glaciares por área.

IDH




Mapa-múndi indicando o Índice de Desenvolvimento Humano (2008)


██ acima de 0,950

██ 0,900–0,949

██ 0,850–0,899

██ 0,800–0,849

██ 0,750–0,799


██ 0,700–0,749

██ 0,650–0,699

██ 0,600–0,649

██ 0,550–0,599

██ 0,500–0,549


██ 0,450–0,499

██ 0,400–0,449

██ 0,350–0,399

██ abaixo de 0,350

██ sem dados



O indice Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. É usado para distinguir se o país é desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida

Em 1975,o país mais bem colocado a- Suíça - apareceu com o IDH de 0,883,o que hoje a colocaria em em 34° lugar atras apenas do Kuwait.
Em 2008, a suiça apareceu em 7° lugar no ranking de indice de desenvolvimento humano.

A suiça,é um pais desenvolvido, com um indice educacional muito bom, a maioria do pais está matriculado na escola, a expectativa de vida é muito boa,as mulheres normalmente vive ate os 80 anos e os homens ate os 76 anos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estrutura social


Menos de 10% da população activa trabalha no sector primário, embora seja fortemente apoiado pelo governo federal. Já 40% tem profissão na área secundária da indústria na qual se incluem produções de máquinas e metalúrgica, o têxtil e a reolojoaria. Muitos desses produtos são exportados para outros países. Porém, o facto da Suíça não estar presente na União Europeia, as exportações sofrem com as restrições aduaneiras e pela falta de livre circulação de bens.
A localização geográfica, a estabilidade política e económica, as infra-estruturas bem conservadas, a educação superior e os impostos relativamente moderados proporcionam à Suíça uma economia próspera tornando o país um lugar de sede de organizações internacionais e multinacionais conhecidas em todo o mundo como a Nestlé, a Novartis, a Swatch, a Rolex, entre muitas outras.
O poder de compra é alto, apesar do custo de vida o ser também. Porém, os altos salários, a inflação baixa (1%) e um nível de desemprego de 3.1% permitem aos habitantes terem uma qualidade de vida muito acima de vários países.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Base econômica




A Suíça possui uma economia estável e em ascensão com um PIB per capita superior a muitas outras nações europeias. A base principal do motor económico do país são a exportação de material de precisão como motores, jacto e relógios; produtos químicos e farmacêuticos, serviços de seguros e banca internacionais, a exportação de energia eléctrica para os países vizinhos e a exportação de produtos lácteos como o chocolate e o queijo.Os principais parceiros e importadores dos produtos suíços são a Alemanha, França, Itália seguindo-se os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão, sendo que 80% das trocas económicas são feitas com a União Europeia.
Importante centro financeiro internacional, a Suíça é também a primeira praça financeira para a gestão de fortunas e continua a ser um porto seguro para os investidores, em razão do grau de sigilo bancário vigente no país e da histórica estabilidade da moeda local. Apesar das exigências da legislação, as regras do sigilo persistem e os não-residentes estão autorizados a realizar negócios através de diversos intermediários e entidades offshore. Segundo o The World Factbook da CIA, aí ocorrem importantes etapas do processo internacional de lavagem de dinheiro. Em 2009, a Suíça foi incluída na 'lista cinza' de 38 paraísos fiscais, pela OCDE.

População

Suíça - PopulaçãoSuíça - PopulaçãoA população residente suíça aumentou em 51 mil pessoas em 2004, com um incremento de 0,7%, que leva agora a um total de 7 milhões e 415 mil pessoas. O motivo principal do aumento foi devido ao factor imigratório. Três quartos da população helvética vivem nas zonas urbanas.
A mentalidade dos suíços é sobreAno População Posição Mudança Porcentual Data da Informação tudo pro-europeia. Mesmo não estando integrada na União Europeia, os suíços (sobretudos os da zona francófona) têm ideias europeias (sobretudo ocidentais): liberdade, tolerância e pluralismo. Também é dito que os suíço são conservadores nos seus ideais e que defendem um outro ponto de vista do que a Europa. Porém, é defendido que o que muito caracteriza a Europa hoje em dia é herdado da Suíça, que foi um dos primeiros países a adoptar uma democracia como se conhece hoje em diaNo dia-a-dia, os suíços preferem coisas pequenas e não são esbanjadores. Mas são sobretudo marcados pela pontualidade, a precisão e o perfeccionismo. É assim que funciona a máquina económica, política e social. Tudo é regulado e perfeito pois cada suíço sabe que o dinheiro pago em impostos é investido em infra-estruturas como caminhos-de-ferros, estradas, hospitais, escolas, etc. E também concordam a tecnologia com o respeito pelo ambiente criando a responsabilidade e o civismo, que é notado em todos os níveis: desde a segurança rodoviária até às escolas, passando pela maneira de ser, de comunicar, entre outros. Este civismo também é sentido nos mais diversos referendos que são criados incentivando os suíços a participar na vida política quer directa ou indirectamente, proporcionando um sistema único no mundo de democracia directa que, ao contrário dos restantes países europeus com parlamentos ou senados, faz da Suíça um dos países mais democratas do Mundo mostrando também respeito e solidariedade.

Religião

((É um igreja localizado na fortificada SionEm cantão de Valais em Suíça.))
O cristianismo é a religião predominante da Suíça, dividida entre a Igreja Católica (41,8% da população) e várias denominações protestantes (35,3%). A imigração trouxe o islã (4,3%, predominantemente kosovares) e a ortodoxia oriental (1,8%) como religiões minoritárias significantes. A pesquisa do Eurobarômetro realizada em 2005 mostrou que 48% da população é teísta, 39% expressaram crença em "um espírito ou força de vida", 9% ateísta e 4% agnóstico.

O país é historicamente equilibrado entre católico e protestante, com um complexa divisão de maiorias na maior parte do país. Um cantão, Appenzell, foi oficialmente dividido em seções
católicas e protestantes em 1597 .